Conhecer os tipos de trader são uns dos primeiros passos, de muitos, que você vai dar quando começar investir na bolsa de valores.
Com a bolsa de valores é possível utilizar várias técnicas. Além de realizar investimento de longo prazo, também tem a opção de especulação, que possui tipos de trade diferentes.
Nesta situação, o objetivo é comprar e vender ativos e derivativos no curto prazo, procurando ganhar com a oscilação dos valores.
As categorizações das operações têm como base os prazos de atuação e possuem diferentes características, como o quanto você precisa se dedicar e as ferramentas a ser utilizadas.
Por essa razão, antes de você começar a trabalhar com trader compreender quais são os tipos de trader é importante.
Quatro tipos de trader no mercado financeiro
Apesar de toda a operação de especulação contar com características parecidas, dependendo de especificidades, tem sim classificações diferentes. Veja a seguir quatro tipos de negócios que um especulador ou trader pode realizar.
1- Day trade
Uma ação que acontece em um mesmo dia é chamada de day trade, em outras palavras, o negociador não deixará a negociação render mais de um dia. Desse modo, o negócio chega ao fim no mesmo momento que foi começado.
O day trader usa a análise gráfica para auxiliar a tomar decisões, conta com gráficos intraday de períodos que pode mudar, normalmente entre cinco (5) e sessenta (60) minutos. Além do mais, a ação procura ativos com alta liquidez e que permitam entradas e saídas ligeiras.
Por causa do prazo ser curto, o day trade precisa de um tempo disponível maior para atuar no mercado. Se paga ainda um tributo mais elevado que nas demais opções, 20% sobre a lucratividade, em que não existe um limite de isenção.
Levando em consideração que o day trader pode fazer muitos negócios ao decorrer do dia, é normal que esse tipo possua mais despesas operacionais, como a tarifa de corretagem, por exemplo.
2- Swing trade
Agora o swing trade conta com prazos um pouco mais longo, variam entre dias e semanas.
As pessoas que usa este método têm como base a análise gráfica também, no geral, usam gráficos diários. É necessário possuir muita paciência, variedade e táticas bastante precisas.
No entanto, o swing trader trabalha menos vezes com o objetivo de achar o lugar correto de reversão de movimentos.
Sendo assim, a liquidez de derivativos e ativos operados tem a possibilidade de seu um pouco menor do que na situação das alternativas escolhidas no day trade.
3- Position trade
O position trade é baseado na análise gráfica, em que os períodos gráficos com mais acesso são os semanais e mensais.
Mas, ele pode possuir indicadores de análise fundamentalista para ajudar na hora de escolher. Esse é um meio de especulação onde pode ter uma duração de um (1) à doze (12) meses.
Por ter um prazo maior nas operações, não possui uma exigência grande com relação ao período de desempenho.
A liquidez de ativos negociados pode ser muito menor que nos tipos do day trade e do swing trade. Afinal de contas, essa metodologia conta com um tempo maior para poder entrar e sair de alguma posição.
4- Scalping trade
Ele é um tipo de negócio em que possui movimentações bem curtas, com um período menor ainda que o day trade. Portanto, o propósito é adquirir uma lucratividade pequena e rápida, e assim, fazendo perdas identicamente menores, é claro, se ocorrer.
Apesar disso, a somatória dos prejuízos e ganhos pode ser alta por causa do volume elevado negociado.
Este método também leva o nome de trades de momentum, nos EUA. Assim dizendo, os especuladores de scalping trade procuram pegar movimentos de sequencia de valor e não ficar bastante tempo se expondo no ativo.
Uma desvantagem grande dessa metodologia é que a relação de retorno/risco acaba não podendo ser muito alta.
Logo, você se expõe com riscos maiores, porém não pode contar com ganhos bem grandes. A atuação vai depender de sua eficiência, em que é feita por quantos acertos tiver, e quanto mais você acertar, maior vai ser o resultado líquido de um dia.
Agilidade é mais uma das habilidades que envolve os aspectos do scalping. Você tem que ser bem ágil para ter a capacidade de trabalhar dessa maneira, e isso também demanda um tempo maior de concentração para a tarefa.
O que a palavra Trader significa?
A palavra Trader vem do inglês “trade”, que traduzindo literalmente tem o significado de negócio ou comércio. Portanto, seguindo essa lógica, o significado de trader pode ser uma pessoa que realiza negócios, um comerciante ou negociador.